Sobre os dados

FONTES

Os dados referentes ao contágio do vírus SARS-CoV-2 (novo coronavírus) em Santa Catarina têm como fonte o sistema BoaVista, do Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (CIASC), com dados da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE), vinculada à Superintendência de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde.

O painel também integra os sistemas do Ministério da Saúde, sendo eles o e-SUS VE e SIVEP Gripe. Esses sistemas são alimentados por profissionais da Saúde dos municípios e do Estado. Eventuais duplicidades ou inconsistências nas informações repassadas pelos notificadores são rotineiramente verificadas e adequadas pela DIVE. Os dados também podem ser alterados com o surgimento de novas informações decorrentes da investigação individual de cada caso específico.

O detalhamento específico dos casos envolvendo o sistema prisional e socioeducativo tem como fonte a Sala de Situação da Secretaria de Estado de Administração Prisional e Socioeducativa (SAP), por meio de boletim atualizado diariamente.

CONCEITOS

Casos confirmados: Cada caso confirmado é um paciente que teve a infecção por coronavírus confirmada por exame laboratorial (teste rápido sorológico ou RT-PCR) ou por vínculo epidemiológico. Os gráficos que exibem a evolução deste número ao longo do tempo levam em consideração a data de início dos sintomas, permitindo identificar com maior precisão o momento da infecção pelo vírus SARS-CoV-2. Quando a data de início dos sintomas não está disponível, a referência utilizada é a data de coleta do exame. Os casos que evoluem a óbito e os recuperados estão incluídos neste número.

Óbitos: Pacientes que faleceram em decorrência da Covid-19, com confirmação laboratorial ou por critério clínico epidemiológico. Os gráficos que exibem a evolução deste número ao longo do tempo levam em consideração a data do óbito.

Recuperados: Estimativa realizada com base no tempo decorrido a partir do início dos sintomas e a evolução de cada caso. Entram no cálculo os pacientes que tiveram início de sintomas há pelo menos 14 dias, não evoluíram a óbito e não se encontram em internação hospitalar. Uma limitação a ser considerada nessa estimativa é o fato de ser possível a existência de pacientes que, mesmo se enquadrando nos critérios, ainda estejam em acompanhamento, assim como há a possibilidade de se atingir a recuperação antes do período de 14 dias.

Casos ativos: São considerados casos ativos todos aqueles confirmados que não evoluíram a óbito e não se enquadram nos critérios de recuperados.

Casos suspeitos: São pacientes que apresentam os sintomas típicos da Covid-19, mas ainda não têm a confirmação laboratorial ou por critério clínico epidemiológico.

Casos descartados: São pacientes que, mesmo tendo enquadrado nos critérios para “casos suspeitos”, tiveram a infecção pelo vírus SARS-CoV-2 descartada a partir de exame laboratorial ou confirmação laboratorial para outro agente etiológico.

Letalidade: Taxa percentual de casos confirmados que evoluíram a óbito. Método de cálculo: (número de óbitos x 100) / número de casos confirmados.

Incidência: Quantidade proporcional de casos confirmados para cada 1 milhão de habitantes. A população considerada no cálculo é a estimativa populacional para 2019 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), salvo quando especificada referência distinta. Método de cálculo: (casos confirmados * 1.000.000) / população.

Mortalidade: Quantidade proporcional de óbitos para cada 1 milhão habitantes, seguindo a mesma metodologia de cálculo da incidência de casos confirmados. Método de cálculo: (óbitos * 1.000.000) / população.

Macrorregião de Saúde: Conjunto de municípios atendidos por uma Coordenadoria Macrorregional de Saúde, conforme divisão administrativa da Secretaria de Estado da Saúde.

Taxa de ocupação de leitos: Percentual de leitos ocupados na rede hospitalar pública e filantrópica de Santa Catarina ou de determinada região ou município, considerando tanto os utilizados por pacientes com confirmação ou suspeita de infecção pelo vírus SARS-CoV-2 quanto por aqueles acometidos por outras enfermidades. A fonte desta informação é o sistema da Superintendência de Serviços Especializados e Regulação da Secretaria de Estado da Saúde