Dinâmica de Propagação

Representação da Dinâmica de Propagação do Vírus entre os Municípios

Por intermédio das análises de dados, evidências científicas e pesquisas, utilizando metodologia de hierarquia das redes urbanas e de análise de cluster territorial, foi possível estabelecer procedimentos de monitoramento e alerta territorial da propagação/intensificação do vírus no território e municípios.

A animação abaixo representa a propagação dos casos de COVID-19, desde o primeiro caso diagnosticado em cada município, sendo os casos mais antigos destacados com cores mais fortes e os mais recentes com cores mais claras. As ocorrências são indicadas pelo nível de hierarquia urbana (representadas de acordo com o tamanho dos círculos), no sentido dos municípios de maior para os de menor hierarquia. Com atualização semanal, possibilita visualizar a direção de propagação e a intensidade temporal de casos da COVID-19.

Representação da Dinâmica de Intensificação do Vírus entre os Municípios

A animação abaixo representa a intensificação dos casos de contaminação em cada município, podendo ser investigadas e diagnosticadas as razões locais de caráter específico, subsidiando a qualificação das decisões por intermédio da ativação dos conhecimentos técnicos e/ou empíricos dos gestores locais/regionais.

Recomendações

Com base na situação do município e região, é possível tomar decisões quanto, por exemplo, à necessidade de barreiras sanitárias e posicionamento frente ao risco atual e risco potencial de propagação futura de casos de COVID-19 nos municípios e territórios.

Simultaneamente, o conhecimento da intensificação dos casos de contaminação, permite analisar e investigar as causas locais que promovem a acentuação dos casos, como consequência da adoção ou não de medidas pelos gestores, assim como a eficácia das medidas, em consonância com a conscientização e adoção efetiva por parte das comunidades.

As ferramentas devem ser utilizadas em conjunto com a Matriz de avaliação de indicadores de risco potencial na gestão da Saúde para a tomada de decisão na esfera municipal, conforme recomendações. A Plataforma Multiescalar Territorial COVID-19 permite verificar em maior detalhe o perfil epidemiológico dos casos, com informações de tendências nos territórios, e análise do possível atingimento das diferentes fases de crescimento, estabilização e decréscimo da doença no estado.